Descrição da Vaga
- Liderar e gerenciar o ciclo de vida completo de projetos de TI, desde a iniciação,
planejamento detalhado, execução eficaz, monitoramento e controle rigoroso,
até o encerramento formal e lições aprendidas.
- Apoiar ativamente as áreas de negócio na fase de concepção e ideação das
demandas, auxiliando na identificação clara de necessidades, análise de
viabilidade, definição de objetivos e escopo preliminar dos projetos.
- Conduzir o levantamento, a análise e a documentação de requisitos de negócio e
funcionais detalhados, traduzindo as necessidades das áreas usuárias em
especificações claras e compreensíveis para as equipes técnicas.
- Engajar, influenciar e facilitar a colaboração efetiva entre as áreas de negócio,
equipes técnicas internas (desenvolvimento, infraestrutura, segurança) e
fornecedores externos para a definição e implementação de soluções
tecnológicas adequadas e eficientes.
Identificação interna do documento I393RRR6B9-4GVI6QR2
- Apoiar as áreas de negócio e técnicas na tomada de decisão sobre soluções de
TI, apresentando análises de alternativas, riscos, impactos e benefícios.
- Elaborar, monitorar e gerenciar o cronograma, orçamento (gestão financeira do
projeto), escopo, qualidade, recursos (gestão de capacidade e alocação), riscos
e as comunicações dos projetos sob sua responsabilidade.
- Apoiar o processo de aquisição de serviços e produtos de TI, desde a elaboração
de especificações técnicas e termos de referência (TR) até a análise de
propostas e apoio na seleção de fornecedores.
- Atuar como gestor dos contratos de fornecedores envolvidos nos projetos,
acompanhando o cumprimento de escopo, prazos, custos, qualidade das
entregas e termos contratuais.
- Aplicar e adaptar metodologias de gestão de projetos (adaptativas como
Scrum/Kanban e preditivas como PMBoK) de acordo com a natureza,
complexidade e necessidades de cada projeto.
- Monitorar e reportar de forma transparente e regular o progresso dos projetos
para todos os stakeholders, incluindo a gestão de expectativas, a identificação e
comunicação de desvios, e a proposição de planos de ação corretiva.
- Garantir a qualidade das entregas dos projetos, conduzindo ou facilitando os
processos de teste e validação.
- Promover a gestão do conhecimento, a criação e manutenção da documentação
adequada dos projetos.
- Identificar oportunidades de melhoria nos processos de gestão de projetos e
contribuir para a evolução das práticas no PMO.
Requisitos Indispensáveis
- Formação: Ensino superior completo em Ciência da Computação, Engenharia da
Computação/Software, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de
Sistemas, Gestão de TI ou áreas correlatas.
- Experiência comprovada na liderança e gestão de ponta a ponta de projetos
de TI de diferentes portes e complexidades.
- Vivência prática robusta na condução de projetos utilizando metodologias
adaptativas (Scrum, Kanban) e preditivas (baseadas no PMBoK).
- Experiência consolidada no levantamento, análise e documentação de
requisitos de negócio e funcionais.
- Experiência significativa na interação e facilitação entre áreas de negócio e
equipes técnicas para definição e implementação de soluções.
- Sólidos conhecimentos e aplicação prática de metodologias e frameworks de
gestão de projetos (PMBoK, Scrum, Kanban).
- Domínio de técnicas de levantamento de requisitos, análise de negócio e
modelagem de processos.
- Capacidade de análise crítica e suporte à tomada de decisão em soluções de
TI.
- Conhecimento em ferramentas de gestão de projetos (MS Project, Jira,
Trello, MS Planner).
- Vivência com gestão financeira de projetos (elaboração e controle de
orçamento, análise de custos).
- Vivência com gestão de recursos de projetos, incluindo planejamento de
capacidade (capacity planning) e alocação.
- Noções de gestão de contratos e fornecedores de TI.
- Excelente capacidade de organização, planejamento e execução.
- Visão técnica para dialogar com equipes de desenvolvimento, infraestrutura e
segurança, e visão de negócio para entender e traduzir as necessidades das
áreas clientes
Requisitos Desejáveis
- Experiência em projetos de implementação, migração ou sustentação de
sistemas ERP (especialmente SAP S/4HANA ou outros ERPs de mercado).
- Conhecimento em ferramentas de modelagem de processos (ex: Bizagi,
Visio).
- Noções de arquitetura de sistemas, integrações e desenvolvimento de
software.
- Certificações em Gestão de Projetos (PMP, PRINCE2).
- Certificações em Metodologias Ágeis (CSM, CSPO, PSM, PSPO, PMI-ACP).
- Experiência no setor do agronegócio ou concessionárias.
- Inglês intermediário/avançado (para leitura de documentação técnica,
participação em reuniões e eventual interação com fornecedores globais).
Regime de Contratação
PJ
PCD
INDIFERENTE
Benefícios
- 13° nota
- Férias remuneradas (20 dias)
Local do Trabalho
Rua Anne Frank, 969 - Hauer
Horário de Trabalho
8:00 12:00 13:12 18:00